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"Mindfulness é a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente, sem julgamentos. É saber o que está acontecendo em sua mente saindo do piloto - automático." 
― Jon Kabat-Zinn
Criador do primeiro protocolo de treinamento de 8 semanas em Mindfulness ( MBSR - Mindfulness Based on Stress Reduction ), baseado em técnicas budistas de meditação para um contexto laico (sem conteúdo religioso).

O conceito e aplicações de meditação Mindfulness tem sido muito estudados e investigados por Cientistas e Psicólogos no Ocidente devido a crescente evidência de seus benefícios clínicos.  
 

Mas, o que é Mindfulness?

 

MINDFULNESS (traduzido aproximadamente para o português), significa atenção plena e também a qualidade ou estado mental de ser consciente ou consciente de algo.

 

MINDFULNESS é  uma tradução da palavra Sati (Sathi)  para o inglês.

 

Pali - é a língua em que os ensinamentos antigos foram transmitidos no budismo e a palavra "Sathi" no Pali, carrega o significado de consciência ou atenção hábil focada na realidade presente e continua do seu objeto de atenção.

Nos estudos científicos e na prática clínica Ocidental, Mindfulness é definido como “prestar atenção de maneira particular aos nossos pensamentos e sentimentos, intencionalmente no momento presente, sem julgamento” 

(Jon Kabat-Zinn).

 


O que pode a Neurociência nos dizer sobre a meditação MINDFULNESS? 

Será que MINDFULNESS funciona?  
Existem varias  evidências Cientificas que sugerem que MINDFULNESS pode proporcionar benefícios psicológicos e fisiológicos significativos. A Escola de Medicina da Universidade de Duke (US) tem produzido pesquisa que mostra que, nos Estados Unidos, 01 hora de relaxamento por semana reduz os níveis de estresse .

MINDFULNES pode literalmente mudar seu cérebro

Uma pesquisa recente fornece forte evidência de que a prática de não-julgamento, consciência do momento presente (MINDFULNESS) muda o cérebro (Harvard Business School). Este Estudo foi elaborado com participantes que completaram um programa de MINDFULNESS 08 WEEKS - Mindfulness de oito semanas. Observou-se um aumento significativo na densidade de matéria cinzenta no cérebro dos participantes.

Nos ultimos anos , laboratórios de neurociência de todo o mundo também têm investigado as mudanças no cérebro  nas pessoas em que praticam A meditação MINDFULNESS. Uma equipe de cientistas da Universidade de British Columbia e da Universidade de Tecnologia de Chemnitz foram capazes de reunir dados de mais de 20 estudos para determinar quais áreas do cérebro são constantemente afetados. Eles identificaram pelo menos oito regiões diferentes; e concluíram que Pessoas que meditam regularmente (praticantes) demonstram desempenho superior em testes de auto-regulação, resistindo a distrações e fazem acertos com mais frequência do que os não-praticantes de meditação (Harvard Business School).

Um outro artigo recente da Harvard Business Review afirma que praticar a MINDFULNESS é essencial para uma liderança eficaz.

Este artigo da Harvard Business Review (HBR) destaca o quão importante a prática de MINDFULNESS pode ser para melhorar a nossa capacidade de aceitar mudanças e reduzir o estresse. Na verdade, este artigo cita uma série de benefícios que são fundamentais para qualquer um que executa negócios de alto nível.

E a verdade é que os efeitos benéficos da meditação sobre nosso cérebro e comportamento não só são relevantes para os executivos de negócios ou no mundo corporativo, mas são importantes para você e para mim também :)

 

De acordo com este Artigo: "MINDFULNESS não deve mais ser considerado um" nice-to-have/ legal de ser ter " para executivos. É um "must-have/ Devemos ter". MINDFULNESS é uma forma de manter nosso cérebro saudável,  nos auxila na capacidade de tomar decisões eficazes de auto-regulação e,  para nos proteger do estresse tóxico que nos rodeam a todo tempo "

 

Grandes empresas  já incorporaram a MINDFULNESS

Mindfulness é cada vez mais estimulado em grandes empresas.  Várias empresas implementaram programas de atenção plena / Mindfulness para seus funcionários (info. Forbes Magazine), por exemplo  :

  • Apple

  • Google

  • McKinsey & Company

  • Deutsche Bank

  • Procter & Gamble

  • Astra Zeneca

  • General Mills

  • Aetna
     

A Google, oferece um curso interno chamado "busca dentro de si mesmo", que provou ser tão popular que a empresa criou outras versões também influenciadas pela MINDFULNESS , como "neural auto-hacking" e "gerenciamento de sua energia". O gigante de buscas na Internet, GOOGLE, também construiu um labirinto para meditação em movimento.

Outras empresas como a  EBay tem salas de meditação , Twitter, Facebook e Nike também aderiram MINDFULNESS , Evan Williams, um dos fundadores do Twitter, introduziu sessões de meditação regulares nos ambientes de trabalho da empresa.

Até a Microsoft company  descreve os benefícios da MINDFULNES via blog (microsoft blog) e ensina como diminuir o estresse, manter o foco e melhorar a satisfação com a vida. E como os seus profissionais podem trazer os princípios da MINDFULNESS no local de trabalho. Com isto a Microsoft tem alcançado resultados incríveis como: aumento de produtividade , redução da ansiedade e aumento da satisfação pessoal dos funcionários .

 

Famosas Universidades (Harvard, Stanford, Oxford, Exeter, USP, Bangor e outros ) e uma centena de Hospitais têm usado este programa ao longo dos anos ao redor do Planeta  (aqui no Brasil, o Hospital das Clinicas, Albert Einstein e o Sirio Libanês). Muitos médicos muitas vezes prescrevem a seus pacientes, recomendando que eles pratiquem Mindfulness.

Programa de MINDFULNESS 08 WEEKS - Mindfulness de oito semanas

Como tudo aconteceu....

A MINDFULNESS contemporânea começou quando o biólogo Jon Kabat-Zinn teve um "insight" durante um retiro de meditação em 1979. Isto o levou a iniciar um programa baseado na meditação voltada para o estresse e dor crônica na Universidade de Massachusetts Medical School, onde ele trabalhava. Este trabalho foi o precursor do MINDFULNESS para redução de Estresse (MBSR), que hoje e amplamente utilizado, a intervenção de oito semanas que inclui técnicas como a atenção plena (MINDUFULNESS)  na respiração e a meditação em movimento,  tendo influencia de uma grande parte do pensamento budista tradicional, como técnica de Meditacao e não religiosa. Este, por sua vez produziu Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (MBCT) para depressão e Mindfulness Baseado em  Prevenção  (MBRP) para comportamentos de dependência/ vícios.

O Protocolo de Kabat-Zinn foi base de inspiração para outros protocolos, o mais comentado no momento  é o Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), desenvolvido na Oxford University - UK por Mark Williams, John Teasdale e Zindel Segal ,pois o MBCT é o protocolo utilizado no sistema público de saúde da Inglaterra (NHS), indicado para pacientes com Depressão.

Importante salientar , que além do protocolo MBSR e MBCT, outros formatos também foram desenvolvidos, sempre tendo como base e prática o Mindfulness . 


O curso MINDFULNESS 08 WEEKS / 08 SEMANAS é para mim?
MINDFULNESS 08 WEEKS - Mindfulness de oito semanas é adequado para pessoas que desejam melhorar seu bem-estar físico e mental em geral. Se você está experimentando estresse, ansiedade, depressão  ou se sente geralmente 'insatisfeito' com sua vida, este curso pode lhe oferecer algumas habilidades de como melhor responder aos 'altos e baixos' da vida diária.
As aulas podem ser:

  • Individuais - muita coisa vem a tona do seu interior -  tudo se inicia de dentro para fora.

  • Em grupo - aprendendo com a experiência do outro. 

  • Consultoria & Workshop de MINDFULNESS na  sua empresa - funcionários mais focados , mais atentos nas tarefas .

  • Para Casais  ( Vida a 2 = Stress 0) - muito transformador, APRENDENDO JUNTOS A MANTER O FOCO NO MOMENTO PRESENTE COM AMOR E RESPEITO A INDIVIDUALIDADE DE CADA UM.  

 

O que vou aprender?
Você vai aprender a lidar de forma mais hábil com o estresse e tensões da vida diária. Praticando a habilidade de deliberadamente prestar atenção ao que acontece na mente e do corpo no momento presente. Ficar  mais familiarizado com o funcionamento dos próprios padrões mentais e hábitos, e saber identificá-los e descartar-los quando necessário (Alguns hábitos  podem não ser mais úteis para nós) .

Você aprende a identificar os seus próprios "sinais de alerta" , podendo assim evitar um crise de estresse ou de depressão ou mesmo de ansiedade. Podemos, então melhorar a forma de responder, em vez de reagir com as  velhas formas e comportamentos , que muitas vezes são inúteis e não funcionam mais.

O objetivo do curso é ajudá-lo a cuidar melhor de si mesmo e a tirar mais proveito da vida. Este programa vai auxiliar você  a aprender novas maneiras de lidar com sensações físicas desafiadoras, emoções, humores ou interações sociais.

 

A maioria das pessoas que concluem o programa relatam benefícios físicos e psicológicos duradouros, incluindo:

  • Mais facilidade em relaxar e experimentar a calmaria / bonança mais constante (duradoura).

  • Maior energia, entusiasmo e apreço pela vida ( apreço pelo que já possuímos e não pelas coisas que não temos ainda).

  • Aumento da autoconfiança e mais aceitação da vida como ela é (sensação de acolhimento e aceitação).

  • Uma maior capacidade de lidar mais eficazmente com situações de estresse a curto e longo prazo.

 

Curso indicado para pessoas com nenhuma experiência em meditação, ou já praticantes que gostariam de aperfeiçoar a técnica de meditação .

 

PROGRAMA DE TREINAMENTO

SEMANA  1.  TREINANDO A ATENÇÃO - o que e meditação, o que é mindfulness, instruções iniciais ,                                práticas curtas de meditação. 

SEMANA  2.  ASPECTOS ÉTICOS DA PRÁTICA  - mecanismos de ação, metacognicão, práticas curtas de                              meditação. 

SEMANA  3.  COMPREENDENDO O ESTRESSE - mindfulness da respiração- foco muscular, neurociencia                              cotemplativa I , práticas curtas.

SEMANA  4.   MANTENDO A ATENÇÃO EM SENSAÇÕES SUTIS - mindfulness da respiração- foco no ar,                            mindfulness das emoções, as variedades das experiências meditativas,  práticas curtas.

SEMANA  5.   AUTORREGULAÇÃO DA ATENÇÃO - os estágios da prática, refinando a atenção, prática                               longa.

SEMANA  6.   REPOUSANDO NA AUTO - OBSERVAÇÃO renovando o interesse pela prática, desenvolvendo                         a metacognição, prática longa.

SEMANA  7.   CULTIVANDO EMOÇÕES POSITIVAS- teoria e prática da técnica de lonvig-kindness, prática                             longa.

SEMANA  8.   REFLETINDO SOBRE BEM-ESTAR E FELICIDADE - mindfulness dos sons, mindulness da mente,                           prática longa .

 

Como funciona as 08 semanas ?

Com instruções passo-a-passo cuidadosamente coordenado para cada semana. As aulas podem ser individuais ou em grupo , estamos também preparados para dar consultoria na sua empresa .

MINDFULNESS 08 WEEKS / 08 SEMANAS As aulas duram em media 01 hora e meia , 01 vez por semana.

Para cada uma das oito semanas, haverá uma combinação de práticas de meditação guiadas e exercícios cognitivos para ajudá-lo a construir uma base de conhecimento e experiência. 

 

Entre as sessões, haverá prática em casa - HOME PRACTICE (audio de Meditação guiada e exercícios)   nós estimamos que isso leva aproximadamente 1 hora / semana, onde será divido entre 10 a 20 minutos de prática diária. Cada participante receberá arquivos de áudio de meditação guiada e material teórico.

 

As aulas duram em media 01 hora e meia a 02 horas , 01 vez por semana. Entre em contato conosco, experimente  !!

MINDFULNESS 8 WEEKS PROGRAM - MEDITAÇÃO MINDFULNESS - 8 SEMANAS NÃO É UM CURSO PROFISSIONALIZANTE E SIM DE AUTO-CONHECIMENTO, PARA A VIDA TODA!!

 

Entre em contato conosco , você vai notar uma mudança radical no seu comportamento. Isso não é porque as coisas ao seu redor mudaram. Mas sim você mudou, mudou de estado, está mais calmo, mais descansado e feliz.

 

Namaste,

Paula Erbsland

Terapeuta de Medicina Complementar

Mestre em Reiki, Reflexologia Clínica, Tui-Na, Acupuntura Clássica e de Yamamoto,

especialista em  Medicina  Tradicional  e  Clássica Chinesa pela ABA e IBRAHO -  SP,

habilitada em Practical Philosophy - The School of Economic Science - London - UK,

em Meditação Científica - MINDFULNESS  pela USP/IPQ - Instituto de Psiquiatria do

Hospital das Clínicas, na  área da saúde  e psiquiatria,  De - Mystifying  Mindfulness  

na  Universiteit Leiden , Leiden - Holanda,  Programa de  educação continuada  em

Fsiopatologia  e Terapêutica da  Dor  realizado  na  Anestesiologia  da Faculdade de

Medicina da USP - FMUSP.

Atua em Alphaville oferecendo Terapias de Medicina Complementar e cursos de Reiki e 

Meditação Cientifica- Mindfulness.

Certificate of Reiki Healing at Greenwich College - Londres / Inglaterra

Membro da Associação Nacional dos Terapeutas & Sociedade Brasileira de Medicina

Alternativa - CNT 11.892/SP

Office Grajaú Alphaville - Alameda Grajaú, 614 - 4° Andar - sala 403 Alphaville Industrial - Barueri - SP
Telefones:  (11) 2680 4401  Whatsapp:  (11) 96858 8020

paulaerbsland@yahoo.com

 
 
 

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