Mindfulness  

Mas, o que é Mindfulness?

Será que Mindfulness funciona?  


 

 

MINDFULNESS (traduzido aproximadamente para o português), significa atenção plena e também a qualidade ou estado mental de ser consciente ou consciente de algo.

 

MINDFULNESS é  uma tradução da palavra Sati (Sathi)  para o inglês.

 

Pali - é a língua em que os ensinamentos antigos foram transmitidos no budismo e a palavra "Sathi" no Pali, carrega o significado de consciência ou atenção hábil focada na realidade presente e continua do seu objeto de atenção.

Nos estudos científicos e na prática clínica Ocidental, Mindfulness é definido como “prestar atenção de maneira particular aos nossos pensamentos e sentimentos, intencionalmente no momento presente, sem julgamento” 

(Jon Kabat-Zinn).

 


 

 

O que pode a Neurociência nos dizer sobre a meditação MINDFULNESS 

Existem varias  evidências Cientificas que sugerem que MINDFULNESS pode proporcionar benefícios psicológicos e fisiológicos significativos. A Escola de Medicina da Universidade de Duke (US) tem produzido pesquisa que mostra que, nos Estados Unidos, 01 hora de relaxamento por semana reduz os níveis de estresse .

 

MINDFULNES pode literalmente mudar seu cérebro
 

Uma pesquisa recente fornece forte evidência de que a prática de não-julgamento, consciência do momento presente (MINDFULNESS) muda o cérebro (Harvard Business School). Este Estudo foi elaborado com participantes que completaram um programa de MINDFULNESS 08 WEEKS - Mindfulness de oito semanas. Observou-se um aumento significativo na densidade de matéria cinzenta no cérebro dos participantes.

 

 

 


 

 

 

 

 

Nos últimos anos , laboratórios de neurociência de todo o mundo também têm investigado as mudanças no cérebro  nas pessoas em que praticam a meditação MINDFULNESS.

 

Uma equipe de cientistas da Universidade de British Columbia e da Universidade de Tecnologia de Chemnitz foram capazes de reunir dados de mais de 20 estudos para determinar quais áreas do cérebro são constantemente afetados.

 

Eles identificaram pelo menos oito regiões diferentes; e concluíram que Pessoas que meditam regularmente (praticantes) demonstram desempenho superior em testes de auto-regulação, resistindo a distrações e fazem acertos com mais frequência do que os não-praticantes de meditação (Harvard Business School).

 

 

 

 


 

 

Como tudo aconteceu....

A MINDFULNESS contemporânea começou quando o biólogo Jon Kabat-Zinn teve um "insight" durante um retiro de meditação em 1979. Isto o levou a iniciar um programa baseado na meditação voltada para o estresse e dor crônica na Universidade de Massachusetts Medical School, onde ele trabalhava. Este trabalho foi o precursor do MINDFULNESS para redução de Estresse (MBSR), que hoje é amplamente utilizado, a intervenção de oito semanas que inclui técnicas como a atenção plena (MINDUFULNESS)  na respiração e a meditação em movimento,  tendo influencia de uma grande parte do pensamento budista tradicional, como técnica de Meditacao e não religiosa. Este, por sua vez produziu Mindfulness Baseado em Terapia Cognitiva (MBCT) para depressão e Mindfulness Baseado em  Prevenção  (MBRP) para comportamentos de dependência/ vícios.

O Protocolo de Kabat-Zinn foi base de inspiração para outros protocolos, o mais comentado no momento  é o Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), desenvolvido na Oxford University - UK por Mark Williams, John Teasdale e Zindel Segal ,pois o MBCT é o protocolo utilizado no sistema público de saúde da Inglaterra (NHS), indicado para pacientes com Depressão.
Importante salientar , que além do protocolo MBSR e MBCT, outros formatos também foram desenvolvidos, sempre tendo como base e prática o Mindfulness . 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Um outro artigo recente da Harvard Business Review afirma que praticar a MINDFULNESS é essencial para uma liderança eficaz.

Este artigo da Harvard Business Review (HBR) destaca o quão importante a prática de MINDFULNESS pode ser para melhorar a nossa capacidade de aceitar mudanças e reduzir o estresse. Na verdade, este artigo cita uma série de benefícios que são fundamentais para qualquer um que executa negócios de alto nível.

E a verdade é que os efeitos benéficos da meditação sobre nosso cérebro e comportamento não só são relevantes para os executivos de negócios ou no mundo corporativo, mas são importantes para você e para mim também :)

 

De acordo com este Artigo: "MINDFULNESS não deve mais ser considerado um" nice-to-have/ legal de ser ter " para executivos. É um "must-have/ Devemos ter". MINDFULNESS é uma forma de manter nosso cérebro saudável,  nos auxila na capacidade de tomar decisões eficazes de auto-regulação e,  para nos proteger do estresse tóxico que nos rodeam a todo tempo "

 

Mindfulness Alphaville 
Entre em contato conosco !!


Estamos no Office Grajaú Alphaville

Alameda Grajaú, 614 - 4° Andar - sala 403

Alphaville Industrial - Barueri - SP

paulaerbsland @yahoo.com

 

Whatsapp: 11 968588020

  • Instagram
  • Facebook Social Icon

apoio

© 2017 by Digitalum 

  • White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon